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O que é o gerenciamento de endpoint?

O gerenciamento de endpoint é a capacidade de descobrir, prover, implementar e atualizar dispositivos de endpoint em uma organização, além de solucionar problemas relacionados.

A tarefa de gerenciar ativos de TI é muito desafiadora à medida que as empresas vão além os servidores distribuídos, estações de trabalho, laptops, tablets e smartphones – também conhecidos como endpoints. É ainda mais difícil com dispositivos heterogêneos ou que saem da rede da empresa.

Compreender a sua estrutura é fundamental para gerenciar endpoints com eficácia. A visibilidade permite acompanhar ativos e garantir a conformidade com as políticas empresariais, com os regulamentos do setor e com as alterações de objetivo.

Do provisionamento automático de novos dispositivos à implementação de atualizações de software, a ferramenta certa de gerenciamento de endpoint pode garantir que a padronização e a segurança sejam parte integrante da empresa. Hoje, no ambiente de trabalho digital, o gerenciamento automatizado de endpoint permite que a central de serviços resolva incidentes rapidamente, melhorando a experiência do usuário, a produtividade, o controle de custos e a segurança.

5 principais considerações no desenvolvimento da sua estratégia de gerenciamento de endpoint

O gerenciamento de endpoint é um componente essencial das operações de TI. Apesar de haver soluções no mercado há muito tempo, novos critérios precisam ser considerados ao avaliar sua estratégia atual em busca de melhor eficiência.

  1. Força de trabalho cada vez mais móvel

    Os técnicos de campo e as equipes de vendas não são os únicos que precisam de acesso remoto. Com a maior presença de colaboradores da geração Y, houve um aumento no trabalho à distância. Funcionários esperam poder trabalhar em qualquer lugar, a qualquer hora, com pouca ou nenhuma interrupção. Isso afeta diretamente a forma com que o TI gerencia os dispositivos de suporte ao engajamento e produtividade de funcionários, de duas formas importantes:

    • O gerenciamento de endpoint precisa abordar de forma integral os diferentes tipos de endpoint (laptops, desktops, smartphones, tablets)
    • Os dispositivos devem ser acessíveis para o gerenciamento fora dos limites da rede empresarial, sem necessitar de conexão VPN
  2. Um ambiente além do Microsoft® Windows®
  3. Apensar de a plataforma Windows ainda ser responsável pela maioria dos sistemas operacionais de laptops, desktops e servidores remotos, o aumento do BYOD (traga seu próprio dispositivo) aumentou a adoção de uma nova linha de softwares. Uma solução de gerenciamento de endpoint eficaz deve ser amplamente compatível com dispositivos Windows, MacOS, Android e Linux, sejam físicos ou virtuais.

    Com cada vez mais tentativas de exploração das vulnerabilidades de software nos endpoints, também é necessário garantir a capacidade de gerenciar correções dos principais fornecedores de software (Microsoft, Adobe, Oracle, Apple, IBM e outros).

  4. A necessidade de conformidade e flexibilidade
  5. Criar ambientes padrão de endpoint a serem usados por todos os funcionários pode reduzir os custos, aumentar a segurança e facilitar as operações. No entanto, a maioria das empresas quer oferecer flexibilidade aos funcionários na forma com que eles usam seus dispositivos.

    As soluções de gerenciamento de endpoint precisam servir os dispositivos com flexibilidade e incentivar mudanças de forma eficiente para manter o nível do padrão de base da configuração. Também é necessário haver a capacidade de relatar não conformidades, seja com as políticas internas ou regras do setor, com a opção de restaurar a conformidade dos dispositivos automaticamente.

  6. O desejo de investir com inteligência
  7. A falta de investimento no gerenciamento de endpoint pode resultar em consequências negativas imprevistas. Ferramentas caras e complexas são abundantes no mercado. Mas há duas maneiras de otimizar seu investimento e maximizar o retorno.

    Tudo começa com a implementação de um número mínimo de ferramentas gerenciamento de endpoint (de preferência, apenas uma) para limitar a dispersão tecnológica, otimizar a manutenção e reduzir o treinamento necessário para a equipe de TI. As organizações também devem considerar um solução de SaaS para limitar os gastos de capital, garantindo que a solução esteja sempre atualizada e liberando recursos internos de TI.

    Escolha uma solução que se integre perfeitamente à tecnologia já existente (diretório empresarial, e-mails, bancos de dados, CMDB, etc.) e que tenha poucos pré-requisitos de configuração de sistema e rede.

  8. Uma escolha que beneficia a todos
  9. O uso de uma solução de gerenciamento de endpoint não deve se restringir aos engenheiros ou administradores de desktop, deve abranger outros integrantes do TI, como os agentes da central de serviços.

    De preferência, eles devem aproveitar o gerenciamento de endpoint através das ferramentas que eles usam a maior parte do tempo (gerenciamento de incidentes, de licença, monitoração) seja com um conector pronto a usar ou com uma API com integração personalizada. Os próprios usuários finais podem ser expostos a um subconjunto de funcionalidades com autosserviço, como por exemplo, uma loja de aplicativos da empresa.

Gerenciamento de endpoint para satisfazer todas as suas exigências

O BMC Client Management oferece gerenciamento de endpoint distribuído (móvel, laptop, desktop e servidor), ajudando o TI a oferecer um excelente serviço aos usuários, reduzindo custos, mantendo a conformidade e reduzindo os riscos de segurança.

  • Tome decisões inteligentes conhecendo o estado atual do inventário
  • Obtenha resultados positivos nas auditorias de software e gerencie seus direitos de software, sem implementação excessiva nem gastos desnecessários
  • Reduza o risco financeiro e de vulnerabilidades através da conformidade de endpoint e da correção automatizada de software
  • Automatize o provisionamento de sistema, a implementação de aplicativo e a configuração de perfil em um único console
  • Controle o gerenciamento e a solução de problemas de endpoint com as soluções da BMC para gerenciamento de serviços
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“Conquistamos mais com o BMC Client Management do que com qualquer outro produto de gerenciamento de ativos que tenhamos experimentado. É fácil de implementar, é fácil de usar e é fácil fazer o upgrade.”

— Ed Kraft, Gerente de Usuários e Tecnologia, Charter Manufacturing
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